Não Achou o que Procurava?

Google

segunda-feira, 23 de março de 2009

Como fazer Decoupage em Madeira

Achei muito interessante este artigo no site sobre.com.pt deixo aqui esta dica para vocês.

Decoupage básica em peças de madeira.

Material a ser utilizado:

Pinceis Tamanhos Médios e Grandes

Caixa de Madeira Clara ou Tabuleiro

Tintas Acrílicas Fosca

Cola para decoupage em madeira

Guardanapo

Tesoura pequenina

Verniz Spray

Lixa fina para madeira

1- Preparação da peça

Lixar bem a peça e pintar a caixa após ser lixada, com a tinta acrílica.

Há varias marcas boas, entre elas a Acrilex que tem recipiente com 37 ml.

Utilize pincel de cerdas macias, ou um rolinho pequeno de espuma. Use o pincel pequeno para os cantinhos, assim o trabalho sairá perfeito.

Lembrando-se sempre que se for colar guardanapo ou alguma imagem na tampa da caixa, deixar então o local onde o guardanapo será colado sem pintar, lixe somente a tampa, preparando-a assim para a aplicação posterior do guardanapo.

Ou se a caixa de for pintada em cor clara como o marfim, você poderá pintar também o local onde sera colado o guardanapo.

Nunca se esqueça que se você for colar o guardanapo em cima de uma superfície que tenha sido pintada com tinta escura, a cor do guardanapo quando colado na peça sofrerá alterações, irá escurecer e prejudicar totalmente seu trabalho.

2- Iniciar a decoupage

Após a caixa estar com a tinta seca, iremos fazer a decoupage na tampa. Relativamente ao guardanapo, ele vem com duas folhas brancas no fundo, as quais deverão ser retiradas, se não tirar estraga o trabalho.

3- Colas

Para colar o guardanapo ou o papel de decoupage na caixa de madeira você deverá utilizar cola apropriada para a finalidade.. Há em lojas especializadas colas especificas para decoupage. Em algumas marcas você encontrará várias opções, como a cola para decoupage em madeira sem brilho (mate), semi brilho (satinado) e com brilho. Também devemos observar que há a cola para decoupage em madeira e a cola para decoupage em vidro ou porcelana.

4- Colagem das imagens

Para a colagem, deve se ter muito cuidado. Deve-se passar a cola no local onde será colado o guardanapo, e logo a seguir delicadamente ir colocando o guardanapo ou a imagem a ser utilizada. Este é o momento crucial para o trabalho sair perfeito, tenha cuidado para o guardanapo não enrugar, vá colando aos poucos e pressionando o guardanapo contra a caixa, levemente com as pontas dos dedos; para que o guardanapo não rasgue.

Caso fique alguma bolhinha, você poderá com um plástico fino pressionar suavemente a bolhinha para que a mesma desapareça.Logo após este processo, aguarde a secagem da colagem e depois passe novamente sobre o guardanapo uma camada fina de cola para finalizar o trabalho.

5- Finalização do trabalho

Normalmente a tinta acrílica utilizada para estes trabalhos é fosca, portanto existem alguns vernizes de acabamento, inclusive em spray, que finalizam o trabalho lindamente. Pesquise nas lojas especializadas, marcas e preços.

Opções de Acabamento

Você poderá utilizar outros produtos para tonalizar a caixa de madeira sem ser a tinta acrílica fosca. Em lojas especializadas de produtos para artesanato você encontrará ceras especiais para dar acabamento em madeira. Para que fique um trabalho sóbrio e discreto, em vez de utilizar a tinta acrílica fosca para pintar a caixa, você poderá utilizar outros produtos para colorir a madeira, como por exemplo a anilina liquida, o betume da Judéia, etc.

A seguir a aplicação da anilina ou do betume da Judéia, esperar o tempo de secagem, que eu aconselho ser de 24 horas e aplicar então o acabamento com a cera para dar um leve brilho e impermeabilizar a madeira.

Um comentário:

  1. muito obrigada mais noia inasrerde ned nioe çetru adios robobobobo ned noia mes cla deg hdy nsu due wks lols tera da suoa

    ResponderExcluir